terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Um pouco sobre mim

Sou gaúcho, natural de Porto Alegre, mas atualmente resido no interior do estado do Rio Grande do Sul. Tenho 28 anos. Sou formado em Administração e possuo especialização em Gestão Empresarial.

Comecei a trabalhar no final do ano de 2004 quando estava no primeiro ano do Ensino Médio e nunca tive o hábito de investir. Realizava apenas pequenas poupanças para gastar logo em seguida. Me arrependo amargamente disso pois tenho todos os registros dos meus ganhos brutos desde o primeiro salário até os dias de hoje, e constatei que se tivesse investido 20% do meu salário bruto desde o início, hoje eu já teria um patrimônio considerável.

Lamentações à parte, decidi no ano passado iniciar pequenas aplicações mensais objetivando acumular patrimônio. Em Setembro/2017 iniciei os aportes, os quais pretendo seguir mensalmente. Como eu possuo os registros de todos os meus ganhos salariais desde o início da minha carreira, minha ideia é recuperar os investimentos que deixei de realizar ao longo desse tempo partindo do pressuposto de que eu deveria ter investido 20% do meu salário bruto na época. Fazendo um simples cálculo, vocês podem perceber que iniciei meus investimentos com 14 anos de atraso.

Minha carteira é alocada 100% em ações, correndo assim um risco maior mas buscando um retorno também elevado no longo prazo. Portanto, não pretendo segmentar minha carteira em Fundos Imobiliários ou Renda Fixa por exemplo.

Nas próximas postagens colocarei as informações da minha carteira que estou construindo, informando sua variação mensal e os valores dos proventos recebidos, bem como o valor dos aportes realizados.

2 comentários:

  1. Boa estratégia, eu já tive uma carteira enorme de aproximadamente 500k aos 22 anos de idade e derreti ela fazendo trades e comprando a termo.

    Agora para recuperar o tempo perdido irei alocar 100% em ações tbm, visando os próximos 20-30 anos para ver se consigo chegar aos meus 50-60 anos com um bo patrimonio, já ciente que perdi o timming e agora é aceitar uma aposentadoria um pouco mais limitada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pobre vencedor,

      Uma estratégia interessante é seguir uma Carteira Recomendada de alguma corretora. Ao construir uma carteira vencedora os retornos virão com antecipação, e provavelmente você recuperará o dito tempo perdido antes dos teus 50 anos.

      Que bom que está recomeçando agora, pois se não o fizesse nesse momento, daqui há 5 anos você gostaria de ter recomeçado hoje.

      Excluir